sexta-feira, julho 05, 2013

Mulas e burros são mais espertos do que cavalos e cachorros


Nos livros, quadrinhos, lendas, a pobre mula é sempre a teimosa da história.

Mas cientistas conseguiram redimi-la e descobriram que, na verdade, a mula é mais adaptável e inteligente do que cavalos e até cachorros.

Especialistas em comportamento animal decidiram testar a teimosia das mulas e criaram uma armadilha: uma cerca foi colocada como barreira para a comida, mas havia um grande buraco em uma das partes da vedação, de modo que os animais podiam passar por ela sem dificuldade.

Os cientistas notaram que a maioria dos cavalos, burros e cachorros simplesmente paravam em frente ao obstáculo.

Já as mulas - da prole de uma égua com um burro - percebiam este buraco e imediatamente contornavam a barreira.

A cerca foi movida várias vezes, mas o grupo de mulas sempre solucionava o problema mais rápido do que os outros animais.

O teste foi realizado 12 vezes com cada grupo para obter uma indicação clara de que a espécie é melhor em resolução de problemas.

 - Primeiro testei cachorros na tarefa e fiquei surpresa quão mal eles foram - contou ao “Daily Mail” a pesquisadora Britta Osthaus, professora de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Canterbury.

 - Depois, eu pensei que cavalos, mulas e burros são animais de presa, ao contrário de cachorros, e que por isso o pensamento deles poderia ser mais eficiente nesta situação. Não conhecemos muito sobre as habilidades de pensamento destes animais e estava curiosa - acrescentou.

Segundo Britta, as mulas eram mais rápidas no aprendizado inicial do que burros e cavalos e também eram mais flexíveis do que cachorros e cavalos.

 - Os burros também ofuscaram cães e cavalos em sua flexibilidade, mostrando exatamente o oposto do que esperava. 


O GLOBO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...