Amizade é coisa simples: Alguém pensa em você mesmo quando você não pede tampouco precisa. E quando precisa não pede porque faz parte do outro, a ponto dele sentir, pressentir.
terça-feira, maio 14, 2013
Um Novo Olhar sobre a Educação na Terceira Idade
Não é de hoje que a educação, seja no Brasil ou em qualquer outro país, é um quesito de extrema importância para a formação de um cidadão coeso com as regras de convivência de uma sociedade crescente. Desde os primeiros anos de vida até a formação de um profissional pleno em sua carreira, o aprendizado e as práticas escolares são essenciais. Mas é quando se chega à terceira idade que esse aprendizado é de certa forma esquecido. A educação brasileira evoluiu e amadureceu durante os anos. Se antes o seu objetivo central era acabar com o baixo índice de alfabetização entre os adultos, agora o centro das atenções é garantir que esses novos cidadãos alfabetizados tenham uma formação especializada em suas áreas de atuação a partir da intervenção de professores universitários.
Uma tendência notável atualmente que é diretamente proporcional à expectativa de vida são os investimentos econômicos e materiais que se tem feito nesse campo e para esse público. Na Europa a tendência é ainda maior se observados os investimentos e retornos na educação para pessoas maiores; hoje há universidades específicas para essa demanda.
Fato curioso e digno de comparação é o interesse da terceira idade pelo constante aprendizado. Enquanto a parcela de jovens estudantes universitários dedica sua vida em sair da universidade e começar a exercê-la de fato, os mais velhos tendem a procurar permanecer dentro das universidades, muitas vezes matriculando-se em novos cursos mesmo após o término recente de outro.
As atividades. De certa forma, destaca-se para alunos da terceira idade atividades que combinam o lazer e a aprendizagem, até a manutenção da autoestima. Os professores universitários dessa faixa etária tem ainda a importante missão de garantir que os alunos sintam-se mais comumente realizados. É aqui onde começa uma árdua missão para os dois lados da mesma moeda: garantir sorrisos e conquistas.
TERCEIRA IDADE
Postado por
mariatereza cichelli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...