Acho que quase todas as mulheres já se fizeram essa pergunta.
Não estou falando de posar pra lentes do maridão ou do affair de verão (que depois pode colocar na internet, mas você ainda não sabe) e nem de uma fotógrafa profissional que depois vai fazer um book sensual pra você dar de presente a alguém.
Estou falando disso aqui: você é uma mulher famosa ou mesmo anônima, mas que ganhou visibilidade por algum motivo. Então um dia alguém liga pra você de uma revista masculina e oferece uma bela grana pra você mostrar o que até então pouca gente via. Se você topar, de uma hora pra outra todo mundo vai ver você pelo avesso nas bancas, em outdoors, nas imagens copiadas na internet.
Topa?
Já li entrevistas de mulheres que posaram nuas falando de suas razões. Vaidade, dinheiro, simples necessidade de aparecer na mídia (essa são raras as que assumem). Não condeno nenhuma delas. Uma boa grana me deixaria, claro, balançada. Além disso, as mulheres gostam de ser desejadas. E a capa de uma revista masculina é sempre a mulher da vez.
Dito isso, aí vem o que eu sempre penso: e depois, como é que se sai nas ruas? Você chega na portaria, sabe que o porteiro já viu a “dona de 702″ como veio ao mundo. Vai ao jornaleiro, ao supermercado, e…já viu. Vai a casa de uns conhecidos, entra no banheiro e…sua revista está ali na cestinha. E se você tem filhos? Na reunião de pais, nas festinhas dos amigos. E os filhos? Não dá vergonha, não? (Digo, timidez mesmo, não tô falando de “vergonha na cara”, antes que alguém venha dizer que eu sou preconceituosa).
Como se comportar em determinadas situações? É melhor falar da sua experiência ou deixar quieto? Se o jornaleiro te elogiar, você diz obrigada ou finge que não ouviu? Se as mães dos amiguinhos dos seus filhos te olharem com cara feia, daquele jeitinho que só mulher sabe, de alto a baixo, você desvia o olhar ou pergunta “que-que-foi-nunca-me-viu”? Será que as mulheres que posam nuas encaram galanteios (ou baixarias) em cada esquina? E se no seu caminho tiver uma borracharia ou um canteiro de obras? É o caso de atravessar a rua?
Brincadeiras à parte, eu fico com a impressão de que depois disso sua relação com o mundo deve ficar outra. A ideia de intimidade deve mudar. Ou não? Bom, não à toa a maioria das mulheres que posam nuas são famosas. Estão acostumadas à exposição, de alguma forma. Muitas vão tirando a roupa aos poucos. Primeiro, fazem uma capa de revista mais ousada. Depois, um ensaio sensual mas ainda com as partes principais cobertas. Depois assombram todo mundo com uma aparição de seio de fora num desfile de modas. Então mostram mais um pouquinho em fotos de uma revista pouco lida. Até que tiram a roupa geral numa revista conhecida (imagino também que isso tudo vá servindo pra servir um couvert e aumentar o cachê, né?).
Se as fotos são lindas – ainda mais se você sabe que o Photoshop só foi usado pra tirar aquela cicatriz de um tombo na infância – deve dar um orgulhozinho bacana. Poderosa você é.
De uma forma ou de outra, é preciso coragem.
Mas, afinal: você posaria nua? (E os leitores homens? Posariam?)
Martha Mendonça é editora-assistente de ÉPOCA
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...