segunda-feira, novembro 22, 2010

O que é a vida sem um sonho?


Meditar alivia a sensação de dor

Sente muita dor? A meditação é um famoso analgésico, que diminui a percepção da dor nas pessoas, mesmo após breves sessões. Agora, um estudo revela por que: a meditação muda a forma como o cérebro processa os sinais de dor.

A prática conhecida como meditação envolve sentar-se calma e confortavelmente, e respirar uniformemente. O principal objetivo é limpar a mente, e concentrar a atenção no presente.

Estudos anteriores sugeriram que a meditação reduz a ansiedade, promove o relaxamento e ajuda a regular as emoções. Agora, a nova pesquisa descobriu que a prática de uma consciência atenta do corpo, por apenas quatro dias, afeta as respostas de dor no cérebro.

Depois de meditar, a atividade cerebral diminui em áreas dedicadas à dor e em áreas responsáveis pela transmissão de informações sensoriais. Enquanto isso, as regiões que modulam a dor ficar ocupadas e, consequentemente, a dor é menos intensa e menos desagradável.

O psicológico também interfere: a meditação pode reduzir a dor tornando as sensações físicas menos angustiantes. Todo o contexto da situação e do meio ambiente colaboram; a meditação parece atenuar esse tipo de resposta.

Além disso, não é necessário gastar muito tempo meditando para alcançar o benefício: meia hora de treino por dia durante três dias já alivia significativamente a dor, mesmo quando as pessoas não estão realmente meditando.

Para descobrir como a meditação altera a resposta do cérebro a dor, os pesquisadores reuniram 15 voluntários que passaram 30 minutos por dia, durante quatro dias, aprendendo a meditar. Antes e após o treinamento, os pesquisadores mapearam os cérebros dos voluntários usando ressonância magnética.

Durante, antes e depois de cada mapeamento, os voluntários experimentaram sensações alternativas de calor (49° C) e temperatura neutra (35° C) na panturrilha. Depois de 12 segundos, os voluntários classificaram a sua dor ao pressionar uma alavanca para a direita (se sentiram mais dor) ou para a esquerda (se sentiram menos dor). A posição da alavanca correspondia a uma escala de 1 a 10, com 10 representando a maior dor.

A meditação reduziu a percepção de dor nas pessoas em 57%. Os voluntários também relataram que a dor foi 40% menos intensa. Os cérebros dos voluntários espelharam suas percepções alteradas. A atividade caiu no tálamo, uma área profunda do cérebro que retransmite a informação sensorial do corpo para o córtex somatosensorial. O córtex somatosensorial, localizado acima da orelha, é especialista em áreas dedicadas a processamento de sinais a partir de partes específicas do corpo. Nos voluntários que praticaram a meditação, a área do córtex somatosensorial ligada a panturrilha estava “inativa”.

Enquanto isso, áreas associadas com a modulação da dor se tornaram mais ativas. Essas áreas incluíam o córtex orbitofrontal e o córtex cingulado anterior profundo, na região frontal do cérebro. O putâmen, uma estrutura enterrada no centro do cérebro, e a ínsula também mostraram mais atividade. Ambas as estruturas têm muitas funções, incluindo o controle de movimentos de sensibilização e auto-percepção.

Segundo os pesquisadores, a boa notícia é que os estudos têm mostrado que os benefícios da meditação ocorrem rapidamente. Ou seja, você não precisa ser um monge para aliviar sua dor, de forma que a meditação se torna uma opção realista para pessoas que passam por cirurgia ou têm lesões.

[LiveScience]



Indianas usam trajes tradicionais durante as celebrações do Corpo Nacional de Cadetes em Calcutá (Índia)


Tailandeses lançam milhares de lanternas flutuantes como parte das celebrações de um festival anual em Chiang Mai


Conca decide, Flu goleia e é líder em jogo marcado por duas expulsões do São Paulo

uol



Homem vai apagar mais de 2 mil tatuagens da Disney que tem no corpo

Ele também leiloou sua coleção de 5 mil objetos da Disney.
George Reiger decidiu largar hobby após perder seis mulheres.

Do G1



Fred comemora gol do argentino Conca na goleada sobre o São Paulo; resultado garantiu a liderança ao time carioca


Filhote de tartaruga anda em direção ao mar em praia de El Salvador; população local ajuda na preservação da espécie


Artistas fazem dança aérea em paredes do forte Golkonda em Hyderabad (Índia) para incentivar interação com o ambiente


Devotos indianos da religião sij se reúnem em frente a lago do templo dourado para celebrar aniversário de nascimento de guru

folha.com



A atividade do vulcão Bulusan causou pânico no leste das Filipinas. Cerca de 3.000 pessoas tiveram de abandonar as suas casas por conta do vulcão, que espalhou uma enorme coluna de fumaça, cinzas e vapor por 2 km. Este foi o maior incidente desde que o Bulusan entrou em atividade, no dia 6 de outubro. Autoridades locais já se dizem preparadas para uma eventual erupção


O zagueiro Gum comemora o gol que marcou contra o São Paulo


Torcedor do São Paulo pede para o time entregar o resultado para o Fluminense para prejudicar o rival Corinthians no campeonato


Torcedores do São Paulo e do Fluminense se preparam para a partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

r7



Bicicleta na fachada

Loja de bikes chamam a atenção dos clientes usando seus produtos presos na parede do lado de fora

Quer se destacar na multidão? Tenha uma ideia inovadora! Para chamar a atenção dos clientes, os donos de uma loja de bicicletas na cidade alemã de Altlandsberg saíram na frente. Espalharam seus produtos pela fachada do prédio. Será que eles vendem mais?

Por Casa e Jardim Online



Federer se impõe diante de Ferrer e vence bem na estreia no ATP Finals


Suíço ainda enfrentará Soderling e Murray na primeira fase em Londres

Por GLOBOESPORTE.COM


Vestido de estilista brasileira usado por Kate Middleton já está esgotado

Peça ganhou fama quando foi usada por noiva do príncipe William em noivado.

Estilista brasileira Daniella Issa se diz surpresa com a repercussão.

O príncipe William, o segundo na linha de sucessão da coroa do Reino Unido, filho de Lady Dy e do príncipe Charles, se casará em 2011 com Kate Middleton, sua namorada há oito anos. E o anúncio do noivado contou com um ingrediente brasileiro.

Do G1



Com torcidas unidas, Flu goleia São Paulo e recupera liderança com festa

Muricy é ovacionado pelos torcedores dos dois times. Time carioca deslancha após dois expulsos no São Paulo. Corinthians só empata

globo esporte




maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...