quinta-feira, outubro 28, 2010

“E às vezes, coisas boas acabam, para que coisas melhores possam começar.”


"Me deixe vencer. Mas se eu não puder, me deixe ser corajoso na tentativa."

meme



Aposentadoria precoce pode prejudicar a memória

Poucos ousariam discordar de como seria bom se você pudesse se aposentar (com condições financeiras favoráveis, obviamente) cinco, dez anos antes do previsto. Nada mais justo depois de uma vida inteira de trabalho. Mas pesquisadores da Universidade Stanford em Palo Alto (Califórnia, EUA) afirmam que isso pode implicar em um prejuízo para o cérebro: deterioração antecipada da memória.

Assim como muitas outras funções corporais onde essa tendência já se verificou – tais como a musculatura, a fala e até mesmo o sexo -, aplica-se a regra do “use-o ou perca-o”. Parar de exercitar a memória faz com que a pessoa vá a perdendo lenta e gradualmente.

A pesquisa dos estudiosos de Stanford, publicada em uma revista especializada, comparou a capacidade cognitiva de pessoas da mesma faixa etária – no caso, mais de 22.000 americanos, todos com mais de 50 anos de idade -, sendo que algumas eram aposentadas e outras não.

Os resultados mostraram duas vertentes: a primeira é que os aposentados, em geral, tiveram desempenho pior do que os ainda profissionalmente ativos, em testes de raciocínio e memória. Na segunda fase dos estudos, houve uma pesquisa de cunho internacional, com a participação de França, Inglaterra, Dinamarca, Itália e Espanha, e os resultados foram igualmente alarmantes.

Por outro lado, não pôde ser comprovada a eficácia de atividades cognitivas – tais como fazer palavras-cruzadas ou jogar sudoku – para aumentar as capacidades cognitivas dos já aposentados. Nesse caso, você aumenta as habilidades para aquelas atividades específicas, mas não tem um benefício generalizado para o cérebro. Trocando em miúdos, o que os cientistas estão afirmando é que para se manter lúcido, o melhor remédio é mesmo continuar trabalhando.

[The New York Times]



Soldado se despede de família antes de embarcar em um voo para o Afeganistão, em Nova Yorque. O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev disse em entrevista à BBC que uma vitória das forças da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão é impossível


Mulheres desalojadas pelas inundações aguardam chegada de alimentos em Tehsil Kulachi, no Paquistão. Mais de 18 milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas no país


O gato Filou e a leitoa Fionella se farejam na Feira de Mascotes de Berlim, na Alemanha


Água atinge farol com mais de dezessete metros de altura durante tempestade no lago Michigan, em Ludington (EUA)

uol



Os filhotes de tigre de Sumatra Tschuna e Daseep brincam na nova casa no zoológico de Wuppertal. Os dois, que foram rejeitados pelos pais, foram transferidos do zoo de Frankfurt para aprenderem hábitos sociais. Segundo as instituições, a medida é importante para que os animais possam socializar e formar uma família


Campos próximos à cidade de Hopkinsville amanheceram com névoa devido às recentes tempestades que diminuíram a temperatura em áreas de menor altitude do estado americano de Kentucky


Ambientalista japonês se apresenta para participar de manifesto no lado de fora da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP10), em Nagoya. No ato, os participantes formaram uma corrente humana para encorajar políticos a lutar contra a crescente extinção de plantas e animais como decorrência das mudanças climáticas

terra



Cidade no interior dos EUA enfrenta série de roubo de rabos de cavalos

Três animais tiveram pelo da traseira cortado em Dillon, Montana.
Donos suspeitam que material seja usado para fazer rédeas artesanais.

Do G1



Justiça do RS condena McDonald's a indenizar ex-gerente que engordou 30 kg

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou uma franquia do McDonald's de Porto Alegre a indenizar em R$ 30 mil um ex-gerente da lanchonete que engordou mais de 30 kg durante os 12 anos em que trabalhou para a empresa. A decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho, divulgada na terça-feira (26), foi unânime e confirmou sentença da instância de primeiro grau. Ainda cabe recurso.

O autor do processo afirmou à Justiça que, quando começou a trabalhar na empresa, em setembro de 1996 aos 18 anos, pesava entre 70 e 75 kg. Ao sair, em janeiro de 2009, pesava 104 kg.




Acima, a foto de Dudley Williams, na ilha de Eigg, na Escócia.


A fotografia de Marshall Pinsent ficou com o 2º lugar na categoria 'paisagem clássica'. O cenário é Romney Marsh, no condado de Kent.


Pessoas colocam faixa em homenagem a Néstor Kirchner no portão da Casa Rosada em Buenos Aires; Kirchner morreu ontem aos 60 anos


Gatos aguardam visita de Camilla Parker, a duquesa da Cornualha, a refúgio, em Londres


Mergulhadores Gareth Calvert (à esq.) e Jamie Oliver posam com abóboras esculpidas debaixo d'água para o dia das bruxas no Aquário de Londres

folha.com


Gel poderia substituir pílula anticoncepcional, dizem cientistas

Cientistas americanos afirmaram que um gel contraceptivo aplicado diretamente na pele pode ser usado como uma alternativa à pílula anticoncepcional.

O produto, chamado Nestorone, está sendo desenvolvido pela indústria farmacêutica americana Antares Pharma e a pesquisa foi apresentada durante a conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Denver, nos Estados Unidos.

O produto pode ser aplicado como um creme no abdome, nas coxas, braços e ombros e é rapidamente absorvido pela pele sem deixar resíduo.

Testes clínicos preliminares mostraram que o creme é eficaz e tem boa tolerância, sem produzir os efeitos colaterais secundários associados à pílula como náusea, aumento de peso e acne.

O ingrediente mais importante é um novo tipo de progesterona sintética, muito parecida com o hormônio natural. O remédio também tem uma classe de estrogênio quimicamente idêntico ao produzido pelas mulheres.

Segundo os cientistas, o medicamento também pode ser usado por mulheres que estão amamentando, ao contrário da pílula, que pode interferir na produção do leite materno.


Nova espécie de macaco com nariz arrebitado é descoberta em Mianmar

Uma nova espécie de macaco com o nariz arrebitado foi encontrada no nordeste de Mianmar (antiga Birmânia), na Ásia.

BBC News



Ainda sem confirmar parceria, Larri participa de treino e orienta Bellucci

Número 1 do Brasil evita falar sobre eventual parceria com o treinador

globo esporte



Rinoceronte ameaçado de extinção é gerado nos EUA por inseminação artificial

Em 2005, cientistas coletaram o sêmen de um rinoceronte-indiano adulto no zoológico do Bronx, em Nova York, Estados Unidos, e o congelaram. No ano passado, o material foi utilizado para a inseminação artificial de Nikki, uma rinoceronte de 10 anos que nunca havia sido mãe.

A idade da fêmea poderia prejudicar o sucesso da experiência, já que o período fértil para os animais da espécie, apesar de viverem até 50 anos, termina aos seis anos de idade. A gestação dos rinocerontes tem duração média de 420 a 570 dias. Mas, para alegria da equipe do zoo Cincinatti, de Ohio, onde vive Nikki, a rinoceronte deu à luz esta semana.

O parto foi assistido ao vivo por especialistas por meio de câmeras instaladas no viveiro de Nikki. Assim que avistaram o pequeno macho, funcionários do parque auxiliaram mãe e bebê, que só começou a respirar segundos após o nascimento. A nova família ainda é monitorada 24 horas por veterinários.

planeta bicho


maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...