
Madonna mia!
Sabe quando tem festa do peão de rodeio em cidade do interior? Todo mundo tem que ir pra ver e ser visto, é o evento social do ano e a cidade inteira comenta.
Pois a Madonna é a nossa festa de rodeio. É quando Rio e São Paulo mostram que são provincianas. Porque essa "babação de ovo", "lambeção de saco" (com o perdão do termo) em torno da Madonna é injustificável.
O vídeo que mostra o Sérgio Cabral tietando a "diva" resume a ópera (coloque no YouTube: madonna, governor, rio). É vergonhoso, pra não dizer patético. Ela o agradece por ter desviado o trânsito para a equipe dela. E ele se orgulha. E a presenteia com uma camiseta do Ronaldinho (futebol e subserviência, somos mestres!).
A Madonna é chefe de Estado? A Madonna nem gosta de futebol. E pergunta se o prefeito de Amsterdã parou o trânsito para a Madonna ir até a Arena do Ajax se apresentar. Não parou.
Somos um povo estranho. Tem hora que somos ufanistas sem limites, tem hora que endeusamos os gringos sem o menor comedimento.
No Brasil, ou é Galvão ou é Madonna. Meio termo ou bom-senso é bobagem.
"Karina Bacchi 'persegue' Madonna em shows"
Olha essa manchete aí em cima! Como assim? O tombo no palco é notícia, os dois mil energéticos que ela pediu é notícia, o divórcio é notícia, o panaca que ficou duas horas em frente ao Copacabana Palace esperando ela sair na janela é notícia...
Não é injusto que a mídia embarque nessa turnê caça-níquel da Madonna quando tem um monte de banda brasileira boa por aí que não ganha nem uma resenhazinha na imprensa?
Falaram à exaustão até dos caras que armaram barraca no portão do estádio. Cadê a notícia? Até os fãs do Iron Maiden (que já veio 3742 vezes pro Brasil) acampam toda vez pra conseguir ficar na grade. Não tem nada de novo aí.
Mas o espírito "festa do peão" foi bem disseminado. Um amigo meu vai levar a mãe no Morumbi só porque ela quer ver do que se trata esse fuzuê. Ela conhece umas 5 músicas famosinhas, mas topou pagar R$100 num ingresso. Os VIPs também vão, mas de graça, porque os patrocinadores querem que os fãs os vejam. Ou querem que os fotógrafos os vejam com a camisa dos patrocinadores... É muita sofisticação, ave maria.
Cadê a música?
Não é ranzinzisse. A Madonna tem um monte de fã, é justo que ela lote o Morumbi. Mas trata-se de um evento de música onde o que menos interessa é a música. Ela é uma cantora e o que menos se falou nesses dias foi da voz dela (que não é mais a mesma). É a realidade do oba-oba de massa, da sociedade oca do espetáculo. Mesma coisa no rodeio. O peão de boiadeiro, dane-se. O que importa para a maioria é estar presente na "festa".
Se bem que o caso da Madonna é mais provinciano ainda. A "diva pop" (título que, pense bem, não quer dizer nada) pára o trânsito, fecha hotel, exige mundos e fundos e cobra um fortuna pra cantar "La Isla Bonita" e "Hung Up" e as pessoas vão em peso. E a mídia acha bonito.
É bom lembrar que o último CD dela nem é grande coisa. O "Back to Black" da Amy Winehouse (que, diga-se, canta mais que a Madonna) vendeu mais que o dobro que o "Hard Candy" esse ano.
Like a virgin
Por outro lado, há de se reconhecer. O show que vi da Madonna ano passado foi divertido, ela daria uma boa cheerleader.
A ressalva no tocante à apresentação da "diva" é só que você não sabe de onde vem o som. É tanta parafernália visual no palco que a banda fica em segundo plano (se é que a "banda" toca alguma coisa mesmo). E fica patente que ela usa um monte de playback durante o show inteiro. Mas quem for vê-la no Morumbi vai ter um "good time".
Minha indignação é apenas que não há nada que justifique o auê social e midiático em torno de uma cinquentenária que não faz mais as músicas que fazia nos anos 80 (quando ela tinha razão de ser).
E o fato de ter sobrado ingresso para todos os setores no segundo dia da turnê no Maraca prova que esse oba-oba é exagerado.
A primeira apresentação da Madonna em solo estrangeiro foi no Haçienda, em Manchester, Inglaterra. Tinha umas 200 pessoas lá em 1983. Foi histórico, não tinha puxa-saco, ela não era ainda um produto pop e fazia música do fundo da alma. Mal sabia ela que um dia iria transformar São Paulo e Rio numa Barretos.
Terra Magazine
Alexandre Xavier
De São Paulo


Jordânia - Manifestante segura cartaz com retrato do presidente americano, George W. Bush, e com um sapato colado, em Amã. O protesto pede que o jornalista iraquiano Muntadhar al-Zeidi, que tentou dar duas sapatadas em Bush, seja libertado

Iraque - Soldado passa em frente a cartaz com a imagem de Jesus Cristo durante festa com temas natalinos no parque Abu Nawas, em Bagdá

Estados Unidos - Pedestres caminham na neve em frente à ponte do Brooklyn, em Nova York. A cidade tenta recuperar a normalidade neste sábado, após uma forte nevasca que obrigou 650 vôos a serem cancelados na sexta-feira e que ameaça fazer novos estragos esta noite

Estados Unidos - Golfinho "segura" bola de futebol americano ao saltar de piscina no parque aquático Seaworld, em San Diego. A cidade sediará na terça-feira a final do campeonato universitário de futebol americano, entre as equipes de Boise State e TCU
TERRA


Primeiro mascote
O que a maioria dos norte-americanos quer saber nestes tempos de crise financeira não é qual será a primeira atitude de Barack Obama quando assumir a presidência, mas, sim, qual vai ser a raça do cachorro que Barack e Michelle Obama vão dar para as filhas.
* Os norte-americanos levam a coisa tão a sério que até o nome do bichinho virou assunto de importância nacional. A forma que o primeiro casal irá adquirir o animalzinho também virou origem de polêmica: pet shop ou adoção?
* Segundo uma pesquisa feita pela CNN, a família Obama deve adotar um labrador (13% da preferência) ou um vira-lata (9%). Vale lembrar que Oprah Winfrey, amiga pessoal de Obama, é totalmente contra os pet shops e é defensora de carteirinha dos abrigos para cães.
GLAMURAMA


Um Natal inesquecível para a criançada
Inspirado em Papai Noel, Ney Latorraca visita os pequenos atendidos por entidade filantrópica na Lagoa.
EXTRA


Sem cachorro, pastor usa foto de lobo para controlar ovelhas
Fazendeiro teve a idéia ao visitar um parque.
Ele diz que a tática, além de ser econômica, funciona bem.

Capela histórica é reaberta em Balneário Camboriú
Capela de Santo Amaro foi tombada como patrimônio histórico em 1998.
Retorno das celebrações será marcado com missa no dia 24, às 23h.

Mulheres nadam em lago gelado na China
Elas fazem parte de grupo que nada durante o inverno.
Mulheres mergulharam em comemoração ao Natal.

Pub é decorado com quase 20 mil enfeites de Natal
Bar começou há 26 anos sua coleção de enfeites de Natal.
Coleção de enfeites é avaliada em cerca de R$ 35,4 mil.

Parada Iluminada no Rio reúne milhares de pessoas na orla de Copacabana
Desfile vai do Posto 6 à Avenida Princesa Isabel.
Ao todo são 280 artistas, 13 carros alegóricos e 13 bonecos gigantes.
VEJA MAIS FOTOS
G1
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...