sábado, janeiro 13, 2018

NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DE VOCÊ.


É isso mesmo.

As pessoas têm zero obrigação de gostar da gente, muito menos de querer a gente por perto.

A gente tem muita dificuldade em lidar com a rejeição, né? E tá piorando.

Acho que começa na infância… quando algum colega briga com a gente ou não deixa a gente andar junto ou qualquer coisa do tipo, a tendência dos nossos pais é dizer que aquela pessoa é boba, que ela não merece nossa amizade, que ela é chata ou qualquer outra variação de adjetivo que exclua a verdade: ela simplesmente não gosta de você.

As pessoas podem ser boas, divertidas, legais e inteligentes e têm todo o direito de simplesmente não quererem você por perto.

Tá tudo bem, você não precisa agradar todo mundo, mas de alguma forma isso é um tabu na infância e as pessoas crescem buscando aceitação e se frustrando com a rejeição.

As redes sociais pioraram tudo.

Até aplicativo pra descobrir quem parou de seguir você existe.

É uma obsessão por ser aprovado desde de sempre e a tecnologia veio só deixar isso ainda pior.

Se a pessoa leu e não quis te responder?

Sim, a internet também mostra!

As pessoas podem até estarem loucas para acabar um relacionamento, mas se o outro toma a atitude primeiro, o ego ferido de não ser mais desejado fala tão alto que a pessoa até se confunde achando que agora até quer o outro de novo.

Isso complica nossa vida, isso complica nossos relacionamentos e isso leva milhares de pessoas a consultórios.

As pessoas tomam remédio pra lidar com a dor do não-ser-querido.

Simplifiquemos.

Ninguém é obrigado a querer ninguém.

E quem quer não é obrigado a sempre querer. Tá tudo bem…

Quem já ouviu um “eu não gosto mais de você” sabe que não é a frase mais agradável do mundo, eu já ouvi uns anos atrás, mas foi depois dessa frase que eu parei minhas tentativas de dar certo com a pessoa que me disse essas palavras.

Enquanto eu desconfiava que o relacionamento não ia bem por outras razões, tomei algumas providências, mas foi num almoço que ele olhou pra mim e disse que achava que não me queria mais porque não gostava mais de mim.

Diante disso, tudo clareou, não tinha mais nada a ser feito.

Eu não podia pedir pra ele gostar de mim de novo… isso não se pede.

Ele gostou, não gostava mais, cabia a mim pagar meu risoto de camarão e ir pra casa lidar com esse fato.

Alguém não gostar de você não faz de você uma pessoa pior e quem não gosta de você também não é uma pessoa ruim por isso.

Gostar tem que ser genuíno, tem que vir naturalmente, tem que ser leve, tem que ser suave.

Gostar de alguém e esse alguém gostar de você é tão bonito, não vamos deixar isso feio e pesado transformando em obrigação.

Reciprocidade é loteria!

Aproveite enquanto ela existe, pode ser que acabe amanhã, pode ser que dure pra sempre, mas a gente não sabe…. então aproveite o bem-me-quer enquanto está no auge, quando vira mal-me-quer não há nada a ser feito.

Isso vale pra namorados(as), amigos e até familiares, ninguém é obrigado a gostar de ninguém.

Não deixe que a reprovação de uma pessoa abale o que você pensa sobre si mesmo, não tente ser o que o outro quer, não sofra mais que o necessário.

Você é incrível em todas as suas maneiras, mesmo que nem todo mundo que você quer, veja isso.

Não diminua o tamanho de uma pessoa porque ela não te aprova, cada ser humano é singular e nenhum escolhe pelo quê o por quem seu coração se alegra, respeite a programação natural de cada pessoa e quando gostar de alguém que também gosta de você, agradeça.

Hariana Meinke