.

.

segunda-feira, abril 27, 2015

O perfeccionismo não traz felicidade



“Ser obsessivo com a perfeição é como querer correr no mar ou nadar no deserto”

Com esta citação de um escritor anônimo, pode-se afirmar que os seres humanos não podem alcançar a perfeição em todos os âmbitos da vida. Como pessoas que somos, temos nossas falhas e nossas virtudes que nos fazem distintos dos demais.

Esta é definitivamente a “nossa personalidade” com a qual temos que conviver até o dia de nossa morte.

Você se considera uma pessoa perfeccionista e acha que isso lhe causa estresse e muitas preocupações? 

Através das seguintes linhas analisaremos as causas desse perfeccionismo e o que é possível fazer para simplesmente viver a vida como ela é.

Perfeição sim, perfeccionismo não 

É normal, por exemplo, que no trabalho se queira alcançar a perfeição para dar uma impressão mais séria e profissional. Contudo, se extrapolarmos essa atitude para os âmbitos mais simples e humanos da nossa vida, somente conseguiremos mais preocupações do que o normal, sendo impossível ser completamente feliz. Não há outro remédio que não seja aprender a conviver com alguns aspectos da nossa vida que não gostamos e aceitá-los com certo grau de otimismo.

Evite o sofrimento 

Pressuponho que todas as pessoas desejam ser felizes em suas vidas, não é?

Com o perfeccionismo, conseguiremos justamente o contrário.

Não somos deuses com uma varinha mágica, com a qual podemos mudar o mundo de acordo com as nossas vontades. Por isso, é muito importante não ficar obcecado por fazer tudo sempre de forma perfeita, pois em muitas ocasiões será impossível consegui-lo.

Na maioria das situações, ser perfeccionista somente faz com que a autoestima diminua, já que é impossível que a pessoa consiga o nível que se exige, podendo gerar uma cadeia de pensamentos negativos.

Conheça seus limites e estabeleça metas pessoais

Como é possível deixar de ser uma pessoa perfeccionista? 

É muito simples. Primeiramente, há de conscientizar-se de que a perfeição mais absoluta e completa não pode ser alcançada. Após isso, apenas falta o autoconhecimento, para que cada um saiba quais são seus pontos fortes e fracos.

Se cada um soubesse fazer tudo de uma maneira perfeita, será que não estaríamos em um mundo muito mais entediante e monótono? Além disso, também é difícil abraçar tudo e sempre contentar os demais. Por esta razão, tentem sempre colocar limites nas pessoas, dar prioridade para aqueles que realmente merecem e, de vez em quando, apenas pensar em si mesmo. Desta maneira, tenham certeza de que a felicidade poderá ser alcançada de uma forma muito mais fácil, para que finalmente possamos aproveitar a vida e os maravilhosos momentos que ela oferece.


A Mente é Maravilhosa

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...