domingo, novembro 16, 2014

Hoje na História...


Nasce o escritor José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura 16-11-1922 

 Até então o único ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa, o escritor José Saramago nascia em um dia como este, no ano de 1922, na cidade de Golegã, em Portugal.

Ele conquistou o Nobel no dia 18 de outubro de 1998.

Sobre a premiação, o júri disse que o escritor português, “com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.

Autor de 20 romances, fora poesias, crônicas, contos e peças para teatro, Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, em sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava desde 1993.

O escritor iniciou a carreira em 1947, ganhando notoriedade em 1980 com o livro Levantado do Chão, considerado seu primeiro grande romance.

Dois anos depois, voltaria a fazer sucesso com a obra Memorial do Convento.

Em 1991, o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi censurado pelo governo português, e Saramago decidiu exilar-se em Lanzarote.

O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.






Chega ao fim da Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro 16-11-1904 

No dia 16 de novembro de 1904 chegava ao fim a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro.

O movimento, iniciado no dia 10 do mesmo mês, aconteceu por conta da rejeição popular à vacina obrigatória contra a varíola, projeto proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz.

Por conta disso, as brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força.

A resistência popular começou com uma manifestação estudantil e foi aumentando, chegando ao ponto de, no dia 13, tomar uma proporção que transformou o centro do Rio de Janeiro em campo de batalha.

A população, que não tinha plena informação de como seria o processo de aplicação da vacina, depredou lojas, incendiou bondes, quebrou postes e atacou a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro.

Por conta da revolta, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina e declarou estado de sítio no dia 16 de novembro.

Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas.

Depois, com a situação sob controle, o processo de vacinação foi reiniciado.

Em pouco tempo, a varíola foi erradicada da então capital do Brasil.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...