segunda-feira, novembro 24, 2014

Hoje na História - 24 de Novembro


Nasce o poeta simbolista Cruz e Sousa 24-11-1861 

No dia 24 de novembro de 1861 nascia, na cidade de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), João da Cruz e Sousa, poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil.

Ele também era chamado de Dante Negro e Cisne Negro.

Com seu livro “Broquéis”, publicado em 1893, deu início ao simbolismo no país.

Seus poemas são marcados pela musicalidade, individualismo e também pela cor branca.

Filho de ex-escravos negros, Cruz e Sousa cresceu sob a tutela de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome de família Sousa.

A esposa de Guilherme, Clarinda, não tinha filhos, e, por isso, passou a cuidar de Cruz e Sousa.

Desta forma, ele aprendeu francês, latim e grego, matemática e ciências naturais.

Em 1885 lançou o primeiro livro, “Tropos e Fantasias”.

Cinco anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no arquivo na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com o jornal Folha Popular.

Cruz e Sousa morreu no dia 19 de março de 1898, na cidade de Sítio (MG), vítima de tuberculose






Morre Freddie Mercury, líder da banda Queen 24-11-1991 

No dia 24 de novembro de 1991, o mundo da música perdeu uma das suas mais conhecidas vozes.

Morria o cantor Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, vítima de complicações da Aids.

Ele assumiu publicamente que tinha a doença na véspera da sua morte, em Londres. Nascido na cidade de Stone Town, atual Tanzânia, no dia 5 de setembro de 1946, ele foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim (ou Mumbai).

Nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie. Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou design na Ealing Art College.

Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile, com Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista.

Eu não serei um astro do rock, serei uma lenda! Sou amado por milhares de pessoas, mas me acho o homem mais solitário do mundo 
Freddie Mercury 

Em 1970, Tim deixou o grupo e Freddie assumiu o posto de vocalista da banda, que trocou o nome para Queen. Nesta época, ele acrescentou Mercury ao seu nome.

No mesmo ano, conheceu Mary Austin, sua namorada. Com ela, assumiu sua bissexualidade. Mesmo separados depois, os dois continuaram grandes amigos e Freddie, inclusive, doou parte de sua fortuna para ela.

De acordo com o cantor, a música "Love of My Life" foi escrita para Mary.

Além deste sucesso, ele compôs outros clássicos como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions".

Com performances lendárias, suas turnês com o Queen fizeram enorme sucesso nos anos 70 e 80. Freddie Mercury também lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e pelo público. Em 1991, diante da sua frágil saúde, aumentavam os rumores de que ele estaria com AIDS, o que foi confirmado pelo próprio cantor, em uma declaração, na véspera de sua morte, no dia 23 de novembro.

Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra, na Suíça, pátria que foi adotada por Mercury como seu segundo lar.

No ano seguinte, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, a cantora Montserrat Caballé interpretou a canção "Barcelona" (gravada em 1988) em dueto virtual com o cantor.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...