sexta-feira, setembro 19, 2014

“Quero tirar férias de mim”


Em muitos momentos da vida nos vemos sobrecarregados, como se o mundo pesasse insuportavelmente demais sobre nossos ombros. Às vezes a rotina justifica, mas não explica completamente as motivações do estresse; é como se o incômodo só mudasse de tema e fosse familiar.

Essa constatação vem acompanhada de uma percepção relativamente sábia sobre o problema real: “quero tirar férias de mim”. A conclusão, portanto, não é que bastaria mudar uma peça no jogo tirando o parceiro amoroso, o chefe ou o endereço, mas alterando a própria realidade do jogo em si que está desgastada.

É de sua mente que você está cansado, ainda que o parceiro, o chefe e o local que habita sejam fontes de preocupação. A prova é que em você já trocou de parceiro, chefe e endereço e por um tempo parecia que tudo tinha se transformado, quando na verdade só havia mudado as peças. O tempo revelou novamente o peso.

Você já se questionou de verdade sobre que tipo de padrões mentais alimenta? Qual é o tipo de cobrança que faz a si mesmo? Que tipo de expectativa nutre para sua vida? Elas são reais ou exageradas?

Sem essas e outras perguntas não existe férias diante do mar do Caribe que resolvam, seja em Paris ou num banco da praça, sua mente seria capaz de tirar o brilho de qualquer paisagem. Provavelmente já deve ter se flagrado queixoso, resmungando ou insatisfeito mesmo na viagem mais cara que fez. É sua mente que o perturba e não o trânsito ou o caos urbano.

É da tendência tirânica de sua mente que quer se libertar, isto é, dos padrões críticos, amargurados e duros que faz em relação a cada engano, erro ou tropeço diário. Aliás, tropeçamos tanto que parece que passamos mais tempo contabilizando os erros do que os acertos. Ouvir essa voz interna depende de auto-observação silenciosa. Faça a experiência, tire dez minutos para ouvir sua mente e descubra a artilharia que ela guarda contra você. Isso é que torna a vida cansativa, pois a rotina pode ser enfrentada de diversas formas e você sempre encontra a pior maneira de reagir a tudo.

Antes de dizer que quer tirar férias ou que está cansado, repare com calma de que tipo de pressão está querendo se refrescar. Talvez seja desse “eu pesado” que precise tirar férias verdadeiramente relaxantes.

Por Frederico Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...