domingo, setembro 21, 2014

Quando foi a última vez que você parou pra se ouvir?


Muitos autores e terapeutas falam sobre a importância da meditação ou de silenciar a mente, mas será que é possível fazer isso?

Eu tenho uma experiência diferente e ao mesmo tempo desafiadora para vocês. Ao invés de silenciar a mente ou tentar controlar os pensamentos e vozes incessantes, convido a uma nova abordagem. Que tal darmos espaço para essas ideias, falas, comentários?

E como podemos fazer isso?

Vamos a um exercício bem simples:

Sente-se confortavelmente em um lugar silencioso onde você não será interrompido. Você pode deixar seus olhos abertos ou fechados. Você pode estar tenso ou relaxado e, ainda assim, conseguirá fazer essa experiência com sucesso.

Nesse espaço, deixe que os pensamentos passem por sua cabeça livremente. E diga a você mesmo, em voz alta ou silenciosamente: “o que em mim precisa da minha atenção agora?”

E aguarde curioso, ou curiosa por algo que começa a chamar sua atenção. Pode ser que imediatamente uma ideia, lembrança ou dúvida surjam pra você. Ou talvez leve um tempinho para que você perceba algo. Aguarde e mantenha a curiosidade até que apareça alguma coisa.

Pode ser que o que surja seja uma sensação no seu corpo. Fique atento e, quando algo aparecer, simplesmente sorria com gentileza e diga: “olá…., seja bem-vinda!…”

Caso suas mãos queiram se mover em direção a esta parte do seu corpo, deixe que elas façam isso naturalmente. E aguarde mais um pouquinho, como se estivesse esperando por uma resposta. Pode ser que ela venha logo ou demore um pouco mais. Não tenha pressa.


Tentar banir, expulsar ou espantar uma parte sua que tem uma questão é a receita certa para manter essa dúvida presente, como um sinal em neon do tamanho de um outdoor.

E você pode dizer pra você mesmo(a): “eu te ouço… obrigado(a)…eu percebo sua preocupação/dúvida” e sorria novamente. E, em seguida, leve essa questão com carinho para dentro do seu coração e deixe que ela se dissolva lá.

À medida que você pratica a escuta e a atenção para seus pensamentos e sensações, de uma forma gentil, algo muito interessante passa a acontecer.

Além das dúvidas, você começará a acessar também sugestões e soluções internas para suas questões. É como um diálogo que começa a tornar-se possível depois que adotamos uma postura de não julgar e nem tentar banir partes de nós que estão querendo se comunicar conosco. Esse é um exercício que quanto mais você pratica, mais fácil ele se torna.

Seja gentil com você mesmo(a) e dê espaço para essa conversa acontecer e você será surpreendido com os mais lindos recados que sua Alma tem pra você!


Via: STUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...