terça-feira, setembro 02, 2014

A concentração necessária na Era da Tecnologia

A tecnologia é muito importante para as nossas vidas.
Ela nos proporcionou um aumento incrível na quantidade de informações que podemos compartilhar e isto em um tempo muito reduzido.
As distâncias hoje em dia estão separadas por apenas um clique.
Um passar de dedos em uma tela é capaz de nos levar onde nunca havíamos imaginado há alguns anos atrás.


Porém, o excesso da tecnologia em nossas vidas afeta a nossa saúde e, principalmente, como o nosso cérebro funciona.
Um estudante pode sofrer muito com isto.
Mas o que ele vai fazer se a internet é uma importante ferramenta para poder ir além nos estudos?
O negócio mais certeiro a se fazer é saber utilizar a tecnologia a nosso favor e não virar um escravo dela. Vivemos conectados.
Não podemos negar.
Com um celular é capaz de ficarmos 24 horas ligados em rede e assim estar aberto a receber mensagens que nos distraem durante o dia (quando também durante a noite e até mesmo dormindo).


Pesquisas recentes demonstraram que a utilização indiscriminada de aparelhos como smartphones, notebooks e tablets aumentam de forma proporcional e exponencial os sentimentos de ansiedade.
Ou seja, quanto mais você fica utilizando seus aparelhos para conferir atualizações nas redes sociais, mandar uma mensagem ou ver um vídeo, mais nervoso ficará.
E o pior é que existem as crises de abstinência, porém, isto não pode ser considerado um vício, porque olhar para o celular não traz nenhuma recompensa química para o cérebro como observamos em pessoas consumidoras de drogas ou outros vícios como em alimentos, por exemplo.
A tecnologia na verdade trabalha com os sentimentos de culpa da pessoa.
Ela acha que conferir aquelas informações que recebe são muito importantes e acabam dando outros valores para as coisas.
Em outro estudo, ficou evidenciado que o aumento no uso destas tecnologias diminuiu muito o poder de concentração entre as pessoas.
Além disso, foi confirmado que pessoas que não usam estes equipamentos tinham mais capacidade de aprender coisas novas e também eram mais relaxadas em relação a preocupações diárias que levam ao estresse.


Se você sofre desta dependência tecnológica e não consegue tirar o olho da tela do seu celular ou computador, atrapalhando o seu rendimento nos estudos, se liga nestas duas boas práticas para amenizar a ansiedade.
Durante o jantar ou reunião com a família ou amigos, combine previamente que as pessoas não podem ver ou responder qualquer mensagem.
Estipule intervalos para que as pessoas vejam seus horários.
Comece com intervalos curtos, de 15 minutos, por exemplo, e vá aumentando para que as relações fora do mundo virtual se fortaleçam.
Você vai perceber como, com o tempo, você vai se acostumar a ficar longe do celular.


Outra dica valiosa é não ir pra cama com algum aparelho conectado a internet.
Uma hora antes de dormir, desligue ou deixe em um lugar bem longe que você não possa mexê-lo.
Opte por fazer uma atividade que não envolva estes aparelhos.
Leia um livro.
Os problemas de usar os aparelhos eletrônicos antes de dormir são, primeiro, que eles tiram o sono por causa do estímulo provocado por eles.
Segundo, este estímulo e ansiedade é levada para o momento que vamos dormir.
As noites são ruins e não cumprem o papel de renovar as energias da pessoa.
Use a tecnologia com inteligência.
Ela é muito importante, mas não pode tornar você um escravo dela!

Biologia Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...